Aceito encomendas de pinturas e desenhos. Entre em contato pelo e-mail: semacucar-porfavor@hotmail.com

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Cuidados e complicações ao expor cicatrizes no sol



Poucas mulheres sabem, mas uma cicatriz leva geralmente até oito meses para se consolidar. Esse processo, chamado de maturação, é o tempo necessário para que o organismo restabeleça todos os tecidos da área que sofreu a lesão. Durante esse período é necessário tomar alguns cuidados para que a cicatriz não se desenvolva com problemas.

Uma das complicações mais comuns é a formação de uma cicatriz hipertrófica, que é quando a pele fica elevada, com uma aparência de inchada.  Ela acontece quando existe uma resposta exagerada do organismo em relação ao corte sofrido. Fatores genéticos podem influenciar seu surgimento, mas as principais causas envolvem a exposição ao sol, atividades físicas com sobrecarga e uso de cosméticos inadequados.

Por isso, no verão você precisa ter um cuidado redobrado com as cicatrizes no sol. Segundo o cirurgião plástico Bernardo Hockman, o sol agride a cicatriz da mesma forma que agride a pele. “Essa irradiação ultravioleta pode predispor a cicatriz a uma pigmentação maior (cicatrizes escuras), ou a uma despigmentação (cicatriz mais clara que a pele, principalmente em afro-descendentes). Isso pode desencadear cicatrizes hipertróficas quando há excessiva exposição dos raios solares”,  comenta. 

A proteção do sol é fundamental para auxiliar no processo de cicatrização, por isso é importante evitá-lo nos primeiros 90 dias - depois disso, sempre aplique bloqueador solar na cicatriz. Vale lembrar que esses cuidados também auxiliam a minimizar a aparência de cortes, arranhões e queimaduras, que podem pigmentar com a exposição ao sol, ficando com uma aparência mais escura que a pele.

Fonte: http://pop.com.br/mundopop/mulher/noticias/Cuidados-e-complicacoes-ao-expor-cicatrizes-no-sol-879774.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião e fique a vontade para dar sugestões sobre o que postar. Volte sempre!